FESTIECO | FIMAB

Festival de Tecnologia e Inteligência Ecológica | Feira Integrada do Meio Ambiente / Bauru

FIMAB & Festieco 2011

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”

(Madre Teresa de Calcutá)

 

Transformar a cidade de Bauru referência em eventos ambientais é a meta do Festieco (Festival de Tecnologia e Inteligência Ecológica) e da Fimab (Feira do Meio Ambiente), que neste ano serão realizados simultaneamente nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Recinto Mello Moraes. ONG’s, ambientalistas, empresas e profissionais ligados ao meio ambiente estarão presentes com diversas atividades que trazem o tema da sustentabilidade para debate e reflexão.

Como o assunto precisa ser urgentemente incorporado ao dia-a-dia, a iniciativa é voltada tanto para os setores especializados quanto para o grande público, com áreas abertas e fechadas para montagem de estandes, palestras, workshops, mostra de artesanato e produtos ligados à natureza, gastronomia, shows musicais e de dança. Todas as atividades têm ENTRADA FRANCA.

Com essas iniciativas, o objetivo da FIMAB & FESTIECO 2011 é valorizar as empresas, instituições e pessoas físicas que contribuem com o meio ambiente, divulgar conteúdo educativo ambiental para o maior número possível de pessoas e promover um intercâmbio de idéias e a exposição de novas tecnologias desenvolvidas para solucionar problemas ambientais em busca da sustentabilidade.

 

O que você vai encontrar?

 

Sustentabilidade

Empresas e indústrias em franco desenvolvimento que mantêm uma profunda relação de respeito com o meio ambiente, preservando os recursos naturais e diminuindo, de forma exemplar, a geração de seus impactos.

Gestão Ambiental

Organizações ecologicamente conscientes que reconhecem o diferencial estratégico que o meio ambiente possui no mercado e por isso investem na produção mais limpa, mantendo uma dinâmica política ambiental em todos os seus processos produtivos.

Gerenciamento de resíduos

Práticas de gestão que ativam fluxos inteligentes de reciclagem e preciclagem de resíduos, aperfeiçoando a segregação dos materiais e a destinação correta, gerando emprego e renda com a coleta seletiva e principalmente, diminuindo a sobrecarga dos aterros e o consumo de materiais recicláveis.

Ar, água e solo

Novos produtos, serviços e técnicas sustentáveis para a implantação do consumo racional dos recursos naturais não renováveis.  Tecnologias alternativas para redução, otimização, reuso e saneamento que podem ser implantadas desde grandes organizações até residências.

Energia

Sistemas, tecnologias e produtos especialmente desenvolvidos para a geração de energia a partir de fontes renováveis ou menos poluentes. A energia do vento, do sol, do gás e a nova geração de combustíveis.

Reflorestamento

Projetos de reflorestamento inteligente para maior qualidade de vida da comunidade e a reconstrução da paisagem natural urbana, com a diminuição das ilhas de calor e do efeito estufa e a redução do estoque de carbono acumulado na atmosfera.

Educação

Programas de educação ambiental com técnicas pedagógicas variadas para a formação de cidadãos ecológicos e consumidores conscientes.

Comunicação

Discussões, novas idéias e metodologias de comunicação para o desenvolvimento da consciência sustentável, do senso crítico ambiental e de ações proativas em favor preservação do meio ambiente.

Cultura

Uma intensa programação cultural e recreativa com dança e shows musicais, ponto de convivência para o lazer e o entretenimento saudável.