FESTIECO | FIMAB

Festival de Tecnologia e Inteligência Ecológica | Feira Integrada do Meio Ambiente / Bauru

Projeto Bambu é destaque no estande da Faculdade de Engenharia da Unesp

 

O bambu é considerado o “amigo da natureza”. Além de ser um grande protetor do solo, devido ao seu vigoroso sistema radicular, é um rápido sequestrador e armazenador de carbono, fornece alimento e abrigo para a vida selvagem, é um recurso perene, renovável e de crescimento muito rápido e ainda pode ser utilizado em milhares de aplicações, utilizando-se apenas da energia do sol como alimento.

Tantas motivações levaram a Faculdade de Engenharia da Unesp Bauru à criação do Projeto Bambu, iniciado no ano de 1990. Desde 1998, a equipe conta com plantação própria e vem produzindo colmos com dimensões adequadas para o processamento e utilização em pesquisa. Dez espécies prioritárias são cultivadas na Área Experimental Agrícola do Departamento de Engenharia.

Além das pesquisas, o grupo desenvolve produtos que utilizem o bambu como material alternativo para que, num futuro próximo, contribua para diminuir a pressão sobre os recursos naturais e meio ambiente. Vários exemplos desses produtos estão expostos na Fimab & Festieco 2011, desde utensílios domésticos até mobiliários e objetos de decoração  com design de alto nível. Quem quiser saber mais também pode visitar o site do Projeto Bambu.

 

Estande da FEB expõe várias possibilidades de utilização ecológica do bambu